A construção de conhecimento é fruto da relação humana com a natureza e o universo, nessa relação, através do trabalho, a cultura representa o resultado da transformação do homem.
É na relação que mantém com o mundo e com os outros seres humanos que os homens se completam e contribuem para a transformação do mundo. É nesse universo, do qual o homem é sujeito histórico que o conhecimento se realiza. O que significa, que o conhecimento está no mundo e para o mundo.
No trabalho com a educação de jovens e adultos está consigna deve estar sustentado a prática pedagógica. Pois, considerar os saberes que permeiam o cotidiano do educando, ou seja, partindo da realidade para a construção de novos conhecimentos, implica, entre outras questões, trabalhar com os temas geradores.
Temas que representem o contexto cultural, político e econômico, enfim, as práticas sociais do homem trabalhador, que produz, transforma e constrói conhecimentos. Nesse sentido, a proposta de trabalhar interdisciplinarmente os temas num movimento de interação com o mundo escrito fundamenta a ação pedagógica, assegurando, assim, uma prática contextualizada, e em permanente relação com o mundo do trabalho. Os temas geradores propostos para a educação de jovens e adultos, reconhecendo a necessidade do respeito à diversidade cultural e inclusão das questões de gênero, raça e etnia, estão assim organizados:
a) Identidade e Diversidade Cultural;
b) Cidadania e Qualidade de Vida; e
c) O Mundo do Trabalho e Economia Solidária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário