UNIVERSIDADE ESTADUAL DO DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE QUÍMICAS EXATAS – DQE
CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO (INFORMÁTICA)
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE PEDAGÓGICA III
PROFESSOR: RODRIGO CORREIA DE QUEIROZ
DISCENTE ACADÊMICO: ANSELMO BORGES MEIRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICAS EXATAS – DQE
CURSO: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO (INFORMÁTICA)
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA DOCENTE PEDAGÓGICA III
PROFESSOR: RODRIGO CORREIA DE QUEIROZ
DISCENTE ACADÊMICO: ANSELMO BORGES MEIRA
Este trabalho representa a formação e aprimoramento do ensino e estudo da Disciplina Geografia, no uso no GPS e quanto as inovações pedagógica em relação às mudanças ocorridas na era tecnológica, tendo público-alvo todas as pessoas que almejam buscar desafios ao conhecimento, especialmente os discentes acadêmicos.
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2. PROBLEMA
Como utilizar com eficácia o GPS para o processo ensino e aprendizagem de Geografia?
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Identificar o GPS e suas múltiplas utilidades no ensino e aprendizagem da disciplina Geografia.
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Conhecer as coordenadas geográficas;
- Identificar o processo de entrada, processamento e saída de informações do uso tecnológico do GPS;
- Identificar a utilização da prática do GPS e sua contribuição prática do processo ensino e aprendizagem das coordenadas geográficas;
- Criar uma linguagem comunicativa, apropriando-se de elementos da linguagem gráfica utilizada nas representações cartográficas;
4. METODOLOGIA
Este trabalho seguirá os seguintes passos: Na primeira fase, será verificada o perfil de aprendizagem do corpo discente quanto ao conhecimento geográfico da escola e o funcionamento dos computadores para que os estudantes tenham maior facilidade de acesso à internet. Será construído um blog, entitulado "O Uso do GPS para eficácia do ensino e aprendizagem em Geografia", no qual serão postadas uma introdução de boas-vindas, atividades vinculadas aos conteúdos discutidos em sala atreladas a vídeos interativos, software e experimentos. Depois de construído o blog, o endereço do mesmo ficará disponível para os alunos do do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Nos primeiros momentos de implantação deste projeto, eles serão levados ao as salas de aula, para identificação de habilidade ou falta da mesma, na utilização do dos livros e tecnológico, acesso à internet ou apresentação do blog, entendendo seu funcionamento. A partir daí, será dada toda a orientação das regras de comportamento de acesso ao blog, para efetivação das atividades, construção de conhecimento, interações, avaliação e pontuação.
- Os estudantes serão avisados da interação. As atividades serão as seguintes: Fórum de debate;
- Cada aluno deve assistir ao vídeo, fazer suas anotações do que lhe chamou mais atenção, dúvidas ou comentários;
- Estabelecer as relações que eles conseguiram identificar entre os conhecimentos de Geografia rosa-dos-ventos, altura, altitude, perímetro, área, escalas etc.; com outros conhecimentos da mesma disciplina;
- Construir uma atividade prática com GPS que represente os diversos conceitos para demonstração em grupo, em sala de aula e trabalho em campo.
5. JUSTIFICATIVA
Ao longo do processo educacional, corpos docente e discente terão como aprendizado, noções teóricas e práticas no âmbito geográfico, quando as coordenadas geográficas, principalmente latitude e longitude, altura, altitude, distância entre pontos, conceito e funções sobre escalas entre outros. Não é apenas assimilar no que está no livro e/ou internet e outros meios teóricos. O importante, no cotidiano, aprenda com motivação, o comparativo com meios tecnológicos inovadores e atualizados, e seu aprendizado não fique apenas de forma temporária, mas permanente, ou seja, para toda a vida.
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